Olá!

Aqui você encontra vários tipos de textos. São reflexões, introspecções, filosofadas e relatos, tudo sob a luz do mosaico. Desejo inspirar você com a mesma arte que me inspira.

Se quiser conhecer os mosaicos que faço, visite minha fanpage "Lucano Mosaico" no Facebook, onde há fotos de tudo o que já foi feito por mim. :-)

Se deseja adquirir um mosaico, visite minha Loja Online no site Etsy (clique AQUI).

Para entrar em contato comigo basta deixar um comentário aqui no Blog. Você também pode entre em contato pelo e-mail: avertamatti@yahoo.com ou interagir no Facebook.

Os mosaicos da Glasgow City Chambers.

Uma grata, gratíssima surpresa ao visitar Glasgow foi constatar que das 25 principais atrações turísticas, 16 custam - sente-se, por favor - nada! Isso mesmo, a entrada é grátis. Para os mão de vaca como eu é de um prazer inenarrável poder visitar museus e galerias de arte sem gastar um puto. Use esse dinheiro para um city tour, para o chá e para o chocolate. Todos valem a pena!

Se você cair de para quedas na George Square, tem a obrigação moral de visitar a "Glasgow City Chambers" que seria a câmara municipal da cidade. É um prédio belíssimo que foi inaugurado em 1888 pela rainha Victoria e oferece visitas guiadas. O que faz desta construção ainda mais majestosa são, na minha opinião (e sem querer puxar a sardinha para lado nenhum, imagina!), ... os MOSAICOS! Eles revestem a maior parte dos pisos, boa parte do teto do andar térreo e  foram declaradamente inspirados nos mosaicos italianos. Apenas nos mosaicos do teto foram utilizadas aproximadamente  1.500.000 tesselas...e isso é música para os ouvidos de mosaicistas.

Logo na entrada há a insígnia da cidade inspirada num conjunto de lendas locais (clique nas fotos para vê-las em tamanho maior).
A inscrição diz "Let Glasgow flourish" que é o fragmento de um pequeno texto inscrito no sino da Igreja Tron, em 1631. O texto completo diz "Lord let Glasgow flourish through the preaching of thy word and praising thy name", que seria algo como Senhor deixe Glasgow florescer através da pregação da tua palavra e do louvor ao teu nome.
A insígnia está presente em muitos outros lugares e de diversas formas. Esta, em forma de vitral, também chamou minha atenção.
Espero que a sua cervical esteja boa pois, se você for como eu, vai gastar um bom tempo com a cabeça tombada para trás olhando os mosaicos do teto.



Para descansar o pescoço olhe, então, para o chão...
Descansou um pouco? Olhe mais uma vez para o teto...
Agora definitivamente para o chão...
Veja que lindos os pisos de mosaico dentro do contexto do edifício. Agora, por favor, quem teve a ideia de colocar os sofás e a mesa de centro sobre aquela preciosidade? Af...
Tão bom quanto conhecer novos lugares é perceber que a história das civilizações é permeada pela arte. É muito interessante constatar o conceito de estética e beleza em lugares diferentes. E mais interessante ainda quando o mosaico é utilizado para fazer esta tradução.
Até a próxima!