Olá!

Aqui você encontra vários tipos de textos. São reflexões, introspecções, filosofadas e relatos, tudo sob a luz do mosaico. Desejo inspirar você com a mesma arte que me inspira.

Se quiser conhecer os mosaicos que faço, visite minha fanpage "Lucano Mosaico" no Facebook, onde há fotos de tudo o que já foi feito por mim. :-)

Se deseja adquirir um mosaico, visite minha Loja Online no site Etsy (clique AQUI).

Para entrar em contato comigo basta deixar um comentário aqui no Blog. Você também pode entre em contato pelo e-mail: avertamatti@yahoo.com ou interagir no Facebook.

Cabideiro com Olho Grego.

Como todo mundo já sabe, o Olho Grego foi uma das peças mais vendidas durante a existência da Lucano Mosaico no Brasil. O primeiro surgiu meio sem querer depois que comprei uma placa oval de ferro do Sr. Walter, serralheiro ultra talentoso de São Bernardo do Campo. Depois deste vieram vários, a maioria com o fundo laranja..ah, vamos matar a saudade:

(clique nas fotos para vê-las em tamanho maior)
O primeiro de todos.


O arabescos também mudavam, mas esta combinação de cores foi unanimidade.

Este foi o primeiro com o fundo colorido...

...e todo mundo sabe que não resisto a um arco-íris.


Este é sobre base de madeira e os arabescos foram adicionados  nas bordas. O fundo foi feito com espelhos e é um dos meus favoritos.
Neste tudo foi subvertido: a base, os planos e as cores.
Com dourado no fundo porque ninguém é de ferro.

Adorei este também e ele ficou com uma querida amiga no Brasil pouco antes da mudança.
Esse no meio do mato, que praticamente ultrapassa as margens da placa retangular foi presente para o Hassan, figura ultra simpática que alegrou muitos de nossos dias aqui.
É óbvio que adoro fazer Olho Grego, só não sei dizer o motivo. Sinceramente acredito que isso não tem importância. O fato é que eu mesma não tinha nenhum. Então juntei o duplamente útil ao agradável.
- Útil 1: precisávamos de um cabideiro. As temperaturas já estão baixando e faz falta não um cabideiro perto da porta para os casacos
- Útil 2: precisava testar uma técnicas para um próximo trabalho e a deixa foi ótima.
- Agradável: agora tenho o meu Olho Grego!

O suporte de metal veio do Brasil.

Não resisti e deixei o acabamento na parte de trás desse jeito. Porque usar apenas uma cor sóbria se podemos fazer isso?
O cabideiro já está em ação e o melhor de tudo é a velha constatação de como uma peça assim muda tudo. Preenche um espaço, transmite uma mensagem, tem uma vibração. Eu digo e repito: o mundo é um lugar muito melhor com mosaico.

Até a próxima!
------------------------------------------------
Nova loja Online da Lucano Mosaico (vendas somente para a Europa) no site Etsy: https://www.etsy.com/pt/shop/LucanoMosaico?ref=shop_sugg

Contato do Sr. Walter e da D. Marta para quem quiser comprar bases de ferro para trabalhos em mosaico - (11)42352648. Eles também tem uma lojinha no site Elo7: http://www.elo7.com.br/ae7a0

Nova Garrafa Decorada e Nova Loja Online!

Desejo, com todas as minha forças, jamais me cansar de fazer garrafas. Adoro a aparência que tomam e adoro o fato de reutilizar.

Esta garrafa traz como peça central um antigo broche. Foi usado muitas e muitas vezes até a moda, ou o gosto, dizer que já não havia espaço para isso. Entendo a existência de ciclos e aprecio a referência que fazem ao recomeço. Nova vida para a garrafa. Nova vida para o broche.




E como tudo é recomeço, a Lucano Mosaico volta a vender online! A alegria vem na mesma proporção do frio na barriga pela expectativa de ver como o mercado neste continente irá reagir ao meu trabalho.

A loja está hospedada no site Etsy que serve de plataforma para vendas não só de produtos manufaturados, mas também de antiguidades. Segue o link para você visitar a loja e indicar para os amigos:


Até a próxima!



Friedenstaube - Pomba da Paz.

É um belo painel de mosaico de vidro que embeleza a fachada de um escritório de arquitetura. Na internet há pouquíssima informação sobre a obra. Seu autor é Ortraud Lerch, um artista de Berlim de estilo modernista que nasceu em 1939. Infelizmente não consegui saber a data de confecção do mosaico batizado de Friedenstaube (Pomba da Paz).

O que mais me chamou a atenção neste mural foram a combinação de cores, a cadência das linhas curvas e o material. Não é novidade alguma: adoro vidro e tenho vontade de comê-lo. Falei!

Mas vamos ao que interessa: o mosaico fica na Leipziger Strasse, 55 - Mitte/ Berlim.

(clique sobre as imagens para vê-las em tamanho maior)




Estas fotos de detalhes são para quem, como eu, fica pagando pau para o andamento.

Esta foto é só para testar se mais alguém, além de mim, não sente vontade de comer vidro...
Ainda que faltem quase todas as informações sobre a obra, ela ajuda a contar detalhes da história da cidade, que sempre encanta.

Até a próxima!

Mini garrafa decorada em mosaico.

Sim, sim, sim! Garrafa de novo. Não consigo evitar. Elas ganham um ar de nobreza quando estão decoradas e a imaginação voa.
A garrafa mais recente é pequenina e nos meus devaneios a coisa foi mais ou menos assim: uma garrafinha feita especialmente para as fadas guardarem suas poções. Poções do amor, poções de cura, poções de coragem...
A minha criança interna se diverte muito com isso. Aliás, acho mesmo que é ela quem comanda o trabalho. Veja esta pequena paixão:



Esta garrafa foi feita com pastilhas de vidro, gemas de vidro, contas de vidro, espelhos, millefiori, pastilhas espelhadas e apliques de vidro. A tampa também é de vidro. Tudo isso foi montado sobre sobre a junção de um gargalo e uma base de garrafa cujo corpo foi utilizado para outro trabalho. Não é a primeira mini garrafa. Fiz uma com base semelhante em 2013, veja:

Para mim é impossível escolher entre as maiores e as menores. Na verdade gosto de admirar todas juntas.

Quanto mais, melhor! Mosaico nunca é demais.
E para você? Qual é a sua preferida?