Olá!

Aqui você encontra vários tipos de textos. São reflexões, introspecções, filosofadas e relatos, tudo sob a luz do mosaico. Desejo inspirar você com a mesma arte que me inspira.

Se quiser conhecer os mosaicos que faço, visite minha fanpage "Lucano Mosaico" no Facebook, onde há fotos de tudo o que já foi feito por mim. :-)

Se deseja adquirir um mosaico, visite minha Loja Online no site Etsy (clique AQUI).

Para entrar em contato comigo basta deixar um comentário aqui no Blog. Você também pode entre em contato pelo e-mail: avertamatti@yahoo.com ou interagir no Facebook.

Corações para todos os lados!


Sim, os corações tem marcado presença na últimas produções. Nem tento evitar. Corações sempre nos remetem a muito amor e carinho. Não consigo pensar em referência melhor para trabalhar.

Junto com os corações está a reutilização de materiais. Já falei e repito: adoro reutilizar, transformar, dar segunda vida. Como uma pessoa que produz coisas acho que tenho a obrigação de pensar sobre isso.

Primeiro fiz um pequeno vaso. Ele nasceu de uma garrafa. Usei pastilhas de vidro e pastilhas de madrepérola. O coração de vidro comprei em Innsbruck de um artesão de vidros que faz coisas apaixonantes!!!

Optei por cores claras para que o maior destaque fique mesmo com as flores, cujos caules terminam em mosaico.

Simplesmente adoro fazer fotos de contexto. Elas ilustram com perfeição como o mosaico de insere na decoração de forma poética.

A outra peça foi uma pequena luminária para velas. Ganhei o potinho de vidro de uma amiga justamente para essa finalidade. É um pote do tamanho de um copo que é vendido com uma sobremesa dentro. Revesti com restinhos de pastilhas de todo tipo, inclusive retalhos de espelho. O coração aqui foi delimitado com millefiori, outra paixão da minha vida. Na base, bolinhas de gude. Ninguém fica sério diante de bolinhas de gude!

Desde que comecei esta lanterna decidi que o rejunte seria laranja (bem diferente do cinza grafite que normalmente uso). O resultado foi vibrante!!! :-)

O mosaico completa, o mosaico transforma.
Espero poder inspirar outras pessoas a transformarem objetos que não teriam mais utilidade em novas peças. As possibilidades são infintas!

"A Evolução do Mamutes" - Pianel de Mosaico em Tierpark.

O Tierpark é um zoológico do tipo que tem poucas grades, transmitindo a ilusão de vida livre. É um lugar lindamente arborizado que abriga um museu sobre design. Seria um lugar perfeito para passear se não fosse pelo fato de ser um zoológico. Sabendo como me sinto em lugares assim, fui especificamente para ver o mosaico aproveitando a entrada gratuita naquele domingo.

Aqui faço um parentes para explicar o que é isso: uma vez por ano a cidade de Berlim agradece seus moradores. Esse agradecimento é feito justamente em forma de entrada gratuita em uma grande variedade de atrações. Nesse dia todos aqueles que residem na cidade podem visitar estes lugares sem pagar ingresso para entrar. A cada ano um há uma espécie de tema para o agradecimento. O deste ano estava relacionado à questão dos refugiados. Berlim agradeceu seus moradores por serem compreensivos e solidários num momento crítico. Pode me chamar de besta, mas isso me emocionou muito. Nunca tinha visto uma cidade agradecer seus moradores proporcionando acesso grátis à cultura. Achei muito lindo e muito civilizado.

Voltando ao Tierpark, na Dickhäuterhaus (ou Casa dos Elefantes) há este painel de mosaico que mede 76m². Foi feito em 1989 pelo artista Ortraud Lerch. Já cruzamos com outro trabalho dele, o Friedenstaube ou Pomba da Paz. Contudo os estilos são bem distintos. O painel do Tierpark chama-se...prepare-se para o palavrão..."Die Entwicklungsgeschichte der Rüsseltiere". Em bom português seria "A evolução dos Mamutes". O material utilizado é o smalto. O painel é majestoso. Confira! (clique sobre as imagens para vê-las em tamanho maior)










Esta bela foto sem nenhuma cabecinha aparecendo é de autoria de: By Lotse - Own work, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=20211293

Mosaico devidamente visto, saímos de lá. Impossível permanecer mais tempo após olhar no fundo dos olhos de qualquer animal ali. Mas se você não sofre da mesma dor de consciência como eu e quer ver o mosaico de perto, o endereço do Tierpark é Am Tierpark 125, 10319 Berlin.

ÔM Contemporâneo.

O ÔM é o símbolo universal do Yôga, sendo usado para concentração e meditação.

Tenho um gosto especial por este símbolo e fazê-lo em mosaico é sempre um prazer. Este é o mais contemporâneo de todos os que fiz até agora. Parece que o ÔM pede rusticidade e relevo. Aqui usei pedras, granito, smalti e tampas de garrafa. Confira:

P1040263

Alguns detalhes que gosto:

P1040264


Adoro trabalhos com muito relevo. Ficam vivo!


O acabamento nas laterais fiz com folhas de ouro, que deram um toque sofisticado sem perder a rusticidade.



Este quadro está à venda! Se você mora na União Européia, visite minha loja on line no site Etsy. O link da loja é este: https://www.etsy.com/listing/253414215/om?ref=shop_home_active_3

Como de costume, eu não resisto a uma sessão recordar é viver. Recordemos, então, outros ÔMs...
Até a próxima!

Garrafa para poção do amor!

Nos bastidores chamo de "garrafinha Frankenstein". O apelido charmoso deve-se ao fato de que estas garrafas pequenininhas são feitas a partir de uma garrafa normal que cortei em três partes: topo, corpo e fundo. O corpo pode ser usado par fazer luminária para velas de 7 dias. Havia um tempo em que eu fazia muitas delas e ficava com topos e fundos de garrafa sem coragem de colocar na reciclagem. Até o dia em a ideia tão óbvia se desvelou à minha frente: colar topo e fundo. Bingo! Nasciam então as garrafinhas Frankenstein (veja as outras que já fiz AQUI). Para mim, definitivamente, são instrumento de trabalho de fadinhas ou de qualquer outro ser que precise de um lugar para guardar uma poção mágica. Simples assim.

A desta vez vem cheia de amor! Porque sem ele a vida não tem cor nem sabor, sem ele o mundo é um lugar duro e dispensável. E não falo exclusivamente do amor romântico, não! Procuro seu significado mais amplo que sempre encontra eco em cada mente e em cada peito. Vivemos tempos obscuros, mas se cada um encher a sua garrafinha e tomar em doses homeopáticas, haverá muita luz no fim o túnel.





 Este produto está na loja on line - AQUI!