Olá!

Aqui você encontra vários tipos de textos com reflexões, introspecções, filosofadas e relatos, tudo sob a luz do mosaico. Desejo inspirar você com a mesma arte que me inspira.

"Unser Leben" o maior mosaico da Europa.

Pegue a linha U2 do metrô, a linha vermelha, e desça em na estação Alexandreplatz. Pronto! Você estará aos pés de uma das maiores obras de arte da Europa e do que é considerado o maior mosaico da Europa. Este painel magnífico, ao estilo de arte mexicana, formado por cerca de 800 mil tesselas, além de pedaços de cerâmica e metal, aparece como uma espécie de cinturão entre o segundo e quinto andares do edifício "Haus des Lehrers" ou "Casa do professor".

Este edifício foi um projeto do arquiteto Hermann Henselmann e substituiu a edificação de mesma finalidade que fora destruída na Segunda Guerra. Seus 54 metros de altura forma erguidos entre dezembro de 1961 e setembro de 1964, sendo o primeiro arranha-céu de Alexanderplatz e um autêntico representante da arquitetura modernista pós-guerra.

O edifício foi concebido para ser um lugar de encontro de educadores. Em suas instalações encontrava-se bar, restaurante, café, livraria, clube, salas de leitura e uma das bibliotecas de ensino mais importantes da Europa, com 650 mil volumes. Após o fim da República Democrática Alemã - RDA (ou DDR - Deutsche Demokratische Republik, em alemão), o acervo foi transferido para a Biblioteca de Pesquisa de História Educacional. Neste período o edifício passou a abrigar parte da administração escolar do Estado. A partir de 1994 o prédio foi alugado para diversos fins e hoje oferece escritórios para locação.

A origem do friso de mosaico remete a um concurso de tema livre promovido pelo Ministério da Cultura. O artista escolhido pelo júri foi Walter Womacka, cujo projeto retratava a humanidade e sua relação com os elementos da natureza. Apesar da aprovação do júri, a abordagem foi rejeitada na fase de design por ser considerada "não-marxista e metafísica". Assim o projeto foi alterado a fim de retratar a "realidade socialista". Womacka fez um panorama com cenas do cotidiano da "vida feliz na RDA". O título da obra é "Unser Leben" ou "Nossa Vida".

Vamos aos quatro lados desta maravilha de 7 metros de altura e 125 metros de comprimento. 

Lado 1:




Lado dois:

Lado três:





Lado quatro:

Olhando de baixo para cima, ficam nítidas as inserções das peças de metal:

Sobre o artista Walter Womacka

Nasceu em 1925 na antiga Tchecoslováquia. Foi pintor, gravurista e designer de inúmeras obras arquitetônicas. Iniciou seus estudos como pintor decorativo de 1940 até 1943, na Escola Estadual de Cerâmica de Teplice. Durante a guerra foi convocado para servir, o que fez até ser ferido em 1945. Após a guerra trabalhou como lavrador e em 1946 passou a frequentar a Escola Formativa de Mestres de Ofício, em Braunscheweig. Em 1949 mudou-se para Weimar, passando a frequentar a Universidade de Arquitetura e Belas Artes. Deu continuidade aos seus estudo em Dresdem, de 1951 a 1952 na Academia de Belas Artes. Em 1953 mudou-se para Berlim onde trabalhou na Academia de Arte Berlin-Weissensse, primeiro como assistente e depois, a partir de 1963, como chefe do departamento de pintura. De 1968 a 1988 foi diretor desta Academia.

Womacka é considerado um artista alemão do Realismo Socialista, que é o estilo artístico oficial da União Soviética entre as décadas de 1930 a 1960, aproximadamente. Na prática, tratava-se de uma política de Estado para a estética que abrangia todos os seus campos e manifestações (literatura, pintura, design, arquitetura, escultura, cinema, teatro, música, etc.). Esta política está associada ao comunismo ortodoxo e aos regimes de orientação stalinista.

Womacka residiu em Berlim até o final de sua via. Faleceu em setembro de 2010.

Se você vier a Berlim, é obrigatório admirar este mural tão, tão, tão, tão emblemático que passou por restauração há cerca de dez anos.

Fontes:
www.de.wikipedia.org
www.hausdeslehrees.de
www.pt.wikipedia.org 
Fotos: Adriana V. Piacezzi

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Tenho muito interesse em saber a sua opinião sobre esta postagem. Obrigada pela sua visita!