A gente já sabe que vida é feita de fases. Quando as coisas estão mais ou menos sob controle, é bonito observar o movimento daquilo que chega até nós, fica um tempo e depois parte. São costumes, gostos, crenças, relacionamentos...tudo tem um tempo de existir dentro da gente. Esse vem e vai trouxe até mim a fase dos vasos. Tudo começou com nossa mudança de Berlim para Herrsching. Como aqui há mais luz dentro e fora de casa, nossas plantinhas mirradas foram aos poucos se enchendo de força, crescendo, florindo e sorrindo com tanta generosidade, que os vasinhos de plástico não comportavam mais tanta vida. Aos poucos cada planta ganhou uma casa nova, mais bonita e espaçosa. Aos poucos veio chegando, então, a fase dos vasos.
Quando eu achei que só faltava fazer mais um e, talvez, mudar de fase, veio um pedido de nossos amigos queridos lá do norte. Prestes a entrarmos no período mais escuro e cinza da temporada, eles decidiram que um vaso bem alegre seria uma gota do antídoto que sempre buscamos para driblar a tristeza e atravessar aquilo que eu chamo de "época das trevas". É claro que, como não pode deixar de ser, tentei inutilmente extrair uma definição mais precisa de meus clientes-amigos. Que cores te falam sobre alegria? Que formas te falam sobre alegria? Cada um de nós atribui sentimentos diferente a coisas diferentes. Eu sou a pessoa que sai na rua com um colar feito de tampinhas de garrafa e fico muito alegre com isso. Se esse não é o seu caso, então é melhor me contar os seus sonhos e os seus amores para que eu possa me conectar com a sua verdade. Mas isso acontece raramente e desta vez também coube a mim escolher tudo. O que eu tinha de concreto era o tamanho do vaso. Para a parte da alegria, fui tentar descobrir o que isso significava olhando com calma para essas pessoas que me confiaram a tarefa. Que roupas gostam de usar? Como enfeitam a casa? Que cores eles trazem para as suas vidas? E nesse momento lembrei de quando a Débora foi em casa para aprender a fazer uma luminária de mosaico. As escolhas que ela fez naquela ocasião foram o meu ponto de partida.
Clique sobre a foto para vê-la em tamanho maior. |
Então fui tentando moldar a minha concepção da expressão de alegria ao formato que eu entendo que seja o deles, ou seja, praticamente uma psicografia. E o que significa isso na prática? Significa gemas de vidro, stained glass, pastilhas de cerâmica, miçangas, espelhos, vidro iridescente e pastilhas cristal. Para destacar as cores, usei o rejunte preto grafite e finalizei a cerâmica com o mesmo tom. O vaso mede 26 cm de altura e 31 cm de diâmetro na parte mais larga.
O belo vaso, que traz uma entre as infinitas traduções de alegria, prontinho para colorir as cercanias de Blankenfelde. |
Eu já havia avisado aos amigos que não enviaria nenhuma foto antes do vaso estar totalmente concluído. Aprendi que para quem está de expectador, não fica muito claro qual será o aspecto final ao ver o trabalho pela metade. Então mantive o suspense até o momento final. Quando enviei fotos e um vídeo do vaso pronto, escutei uma frase que me marcou muito: "Eu achei que você faria uma coisa totalmente diferente, mas esse vaso é a nossa cara. Parece que é a forma como você nos vê". Eu não sei como você que está lendo isso agora interpreta isso. Para mim foi uma das coisas mais bacanas que ouvi. Reconhecer-se em alguma coisa através do olhar do outro sobre você. Caraaa!!! Isso é muito, muito, muito legal! Isso para mim é alegria.
Até a próxima!
__________________________________________
Na plataforma Etsy você encontra a loja Online com os meus mosaicos. Visite!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá! Tenho muito interesse em saber a sua opinião sobre esta postagem. Obrigada pela sua visita!