Olá!

Aqui você encontra vários tipos de textos. São reflexões, introspecções, filosofadas e relatos, tudo sob a luz do mosaico. Desejo inspirar você com a mesma arte que me inspira.

Se quiser conhecer os mosaicos que faço, visite minha fanpage "Lucano Mosaico" no Facebook, onde há fotos de tudo o que já foi feito por mim. :-)

Se deseja adquirir um mosaico, visite minha Loja Online no site Etsy (clique AQUI).

Para entrar em contato comigo basta deixar um comentário aqui no Blog. Você também pode entre em contato pelo e-mail: avertamatti@yahoo.com ou interagir no Facebook.

Adriana e o Mosaico Contemporâneo.

    Primeiro foi o workshop de Mosaico Estrutural no começo do deste ano. Depois foi a visita ao workshop da Prof. Yara Fragoso no mês passado. Nas duas situações aquela sensação interior de forte vibração. Como essas sensações são bem viciantes, dei-me o direito de me inscrever no módulo I (são quatro no total) de workshop de Mosaico Contemporâneo, com a mesma Yara Fragoso que, aliás, conheci no workshop de Mosaico Estrutural. Sim, o mundo é um ovo. Como dizia o sábio "o planeta todo tem 300 pessoas. O resto é figurante".
    Mas você deve estar se perguntando o que é Mosaico Contemporâneo, não é? Parafraseando a Prof. Yara "podemos definir o Mosaico Contemporâneo como um meio de comunicação usando materiais em 3D, textura, luz e sombra e, principalmente, o andamento (forma de dispor as tesselas). (...) É um mundo de experimentações com infinitas possibilidades. É a arte pura e simples de criar."
    A minha identificação com esta proposta é muito, muito grande. A infinidade de materiais que podem ser utilizados casa perfeitamente com a minha necessidade latente de reutilização ou "upcycling", se você quiser usar um nome da moda. Para mim é totalmente coerente dar um novo uso a algo cuja função inicial já se esgotou. Antes eu percebia essa minha tendência, mas tentava conferir aos materiais uma característica mais próxima do clássico que fosse possível. Nesse novo contexto não existe esta "necessidade". Você pode usar de tudo. Desde o menos provável, como um pregador de roupas, até o mais provável só que de uma maneira diferente, como pastilhas de vidro, mas aqui posicionadas na vertical, com o corte para cima.
    Esta primeira experiência foi libertadora. Foi a legitimação dos meus instintos. O curioso é que ainda que tudo faça muito sentido para mim, a confecção do meu trabalho foi extremamente desafiadora, tamanha a força das amarras dos conceitos anteriores. Um exemplo simples de entender: no mosaico Contemporâneo o adesivo utilizado faz parte do processo criativo. Isto significa que ficará aparente! Então tive que passar a conceber e a imaginar o que antes era inimaginável. Não significa que as técnicas sejam deixadas de lado. Muito pelo contrário, afinal sem elas não é possível traduzir tudo aquilo que está dentro do indivíduo. A aplicação delas é que é diferente, posicionada em um novo contexto.
    Sei que para muitos uma obra contemporânea traz aquele pensamento de "essa bagunça aí eu também faço". Geralmente não gostamos daquilo que não entendemos e confesso que já pensei isso algumas vezes. Até começar a entender um pouco do processo. Nada ali está posicionado ao acaso. A escolha dos materiais também segue uma linha de raciocínio. Existe um ponto de partida, mas o trabalho é acentuadamente vivo, mudando a cada nova etapa. E assim, olhando com novos olhos, é tudo muito atraente, é uma festa para os sentidos, é um caminho sem volta. Ainda bem!







Trabalho realizado durante o módulo I do workshop de Mosaico Contemporâneo realizado de 22 a 25 de outubro de 2013 no ateliê Arte em Harmonia, ministrado pela Prof. Yara Fragoso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Tenho muito interesse em saber a sua opinião sobre esta postagem. Obrigada pela sua visita!