Olá!

Aqui você encontra vários tipos de textos com reflexões, introspecções, filosofadas e relatos, tudo sob a luz do mosaico. Desejo inspirar você com a mesma arte que me inspira.

Workshop de Garrafas

    No início desta semana participei do Workshop de Garrafas com a Prof. Yara Fragoso. Já fui aluna da Yara no Curso de Mosaico Contemporâneo em outubro de 2013. Desde lá encontro cada vez mais identificação com estas modalidades do Mosaico e com o respaldo da técnica vou ampliando os horizontes.
   Já me aventurei em algumas garrafas, é verdade. Primeiro intuitivamente, depois de forma mais racional. Gostei delas. A primeira, feita com pedacinhos de pedra sabão e pastilhas uso aqui em casa como vaso solitário e adoro. Mas admito que não chegam aos pés da que fiz durante o workshop. Ali aprendi a pensar os padrões, a repetição dos padrões, onde usar padrões mais simples e onde usar os mais elaborados, a mistura harmoniosa dos materiais, a duplicação dos elementos e por aí vai. Veja o resultado:





    Estou apaixonada por ela! É uma das formas mais bacanas de reutilizar garrafas de vidro. Se você não tem reciclagem de vidro na sua cidade, que tal se aventurar? Pegue uma garrafa, silicone de uso geral e os mais diversos materiais. Se você não tem as ferramentas para cortar pastilhas, não tem problema pois você pode usar o que lhe vier à mente. Pegue peças de diferentes tamanhos e diferentes texturas. Quanto maior a variedade, mais rico ficará o seu trabalho. E lembre-se: mosaico é "slow". Nada de pressa, nada de ansiedade. Vá aos poucos e experimente as misturas antes de fixá-las na garrafa. Ficou na dúvida? Faça uma pausa e retorne depois. Mosaico é curtição, muita curtição. Se você não sentir isso é porque está fazendo errado. Ah! Muito importante: a tampa da garrafa. Ela faz toda a diferença e é um acabamento indispensável. Na minha utilizei uma rolha com um puxador de gavetas. Simples assim! Não ficou ótimo?
    Se você ficou empolgado com a ideia, sugiro que faça o workshop. Entre em contato com o ateliê Arte em Harmonia e pergunte para a Simone sobre as novas turmas.  Aliás, veja a garrafa que a própria Simone fez. Estonteante!



    Workshops são experiências riquíssimas onde aprendemos não só com o ministrante, mas também com os colegas. Recomendo!
    Para quem vai tentar em casa, veja o pulo do gato:




    Este suporte foi feito pelo marido da Prof. Yara, quando viu como a falta de uma posição ergonômica atrapalhava o andamento do trabalho. Eu que já fiz garrafa sem um suporte posso dizer que ele fez toda a diferença!
   E aí? Já está cheio de ideias? Arregace as mangas e mãos à obra! Eu já comecei a segunda garrafa e logo, logo vocês a verão por aqui.

Um comentário:

  1. Durante a leitura fiquei imaginando do que seria essa tampa redonda linda, pensei que fosse aquelas peças de decoração árabes (acho), ficou linda! Muito criativa... E nunca tentei fazer mosaico na garrafa, acho que por alguma intuição de não conseguir dar suporte... Adorei a ideia do marido da professora, perfeita!

    Mais uma vez arrasou Dri!

    Beijos!

    Deby

    ResponderExcluir

Olá! Tenho muito interesse em saber a sua opinião sobre esta postagem. Obrigada pela sua visita!