Olá!

Aqui você encontra vários tipos de textos com reflexões, introspecções, filosofadas e relatos, tudo sob a luz do mosaico. Desejo inspirar você com a mesma arte que me inspira.

O mural de mosaico da Estação Central de Glasgow.

Acho que já devo ter comentado uma centena de vezes sobre a "mágica" que é sempre encontrar aquilo que nos fascina, uma forma açucarada de enxergar o fenômeno natural da sintonia. Simples como subir para cima e descer para baixo, nossos olhos enxergam aquilo que queremos ver e nossa intuição nos guia até nossos objetivos. Seria uma espécie de radar interno que aponta onde estão nossos interesses. Esse mecanismo não falha. Felizmente!

Nos breves dias na Escócia queríamos conhecer Edimburgo. Só que compramos o bilhete errado na a estação errada. Tudo errado, certo? Errado! Se não fosse a sucessão de equívocos não encontraríamos um belo mural de mosaico numa das saídas da Estação Central de Glasgow (Glasgow Central Railway Station). Sim, faço parte do bloco daqueles que acreditam que nada, nada, nada, nada, mas nada mesmo acontece ao acaso.

O mural é feito em pasta vítrea e representa um trem chegando à estação de Glasgow ao entardecer. Foi feito em 1989 por Jude Burkhauser - artista norte americana com paixão pela arquitetura das ferrovias.  A locomotiva em chamas, suspensa por um guindaste simboliza o renascimento de Glasgow, numa alusão à mitológica Fênix. Prédios históricos e representativos da cidade também figuram no mural.Vamos a ele?:









Placa desvelada na inauguração do mural com informações sobre suas representações.
Esse mosaico tem um estilo do qual gosto muito, que entra na categoria "gostaria de fazer assim". Por algum motivo as imagens simbólica, não literais ou não realistas, me estimulam muito. Nesse mural eu só alteraria uma coisa: passaria uma boa Wap. O pobre coitado estava quase soterrado no pó...se bem que isso faz parte do charme (hein?) da Escócia e, por que não, da Europa de uma forma geral. Ainda bem que por essas bandas não existem doenças tropicais...

Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Tenho muito interesse em saber a sua opinião sobre esta postagem. Obrigada pela sua visita!