Olá!

Aqui você encontra vários tipos de textos com reflexões, introspecções, filosofadas e relatos, tudo sob a luz do mosaico. Desejo inspirar você com a mesma arte que me inspira.

Painel de mosaico no Cafe Moskau

No número 34 da Karl-Marx-Allee está o Cafe Moskau. Projetado por Josef Kaiser em 1959, foi construído entre 1961 e 1964 como parte de um programa urbanístico da DDR para aquela avenida. Foi concebido para ser um dos sete "Nationalitätenrestaurant"*. A ideia era que nesses lugares os clientes pudessem conhecer uma pouco mais da cultura e da culinária da cidade ou região que emprestava o nome ao estabelecimento. Nesse caso, era possível experimentar ali um pouco de Moscou e celebrar a relação amigável entre a DDR e a União Soviética.

Fachada do Cafe Moskau. 2015. Foto: Adriana Piacezzi.
Observe que sobre o telhado ergue-se uma haste sobre a qual está fixada uma bola de metal. A bola em questão é na realidade uma réplica em tamanho natural do satélite Sputnik, presente do embaixador da União Soviética. Ainda que esta seja uma curiosidade e tanto, o que queremos ver mais de perto é o painel de mosaico da fachada.

Foto: Aktron/Wikimedia Commons.
 O mosaico mede 9m x 15m e foi idealizado pelo pintor alemão Bert Heller (1912-1970). O título da obra é "Aus dem Leben der Völker der Sowjetunion", algo como "A vida dos povos da União Soviética". A obra foi feita na sua maior parte com pedras. As inserções de cores foram feitas com smalti e ouro. É uma daquelas obras que quanto mais você olha, mais você gosta. Aos pucos inúmeros detalhes vão despontando em meio as matizes pálidas.

(clique nas imagens para vê-las em tamanho maior)

Foto: Adriana Piacezzi.

Foto: Adriana Piacezzi.

Foto: Adriana Piacezzi.

Foto: Adriana Piacezzi.

Foto: Adriana Piacezzi.

Foto: Adriana Piacezzi.

Foto: Adriana Piacezzi.

Foto: Adriana Piacezzi.
Após a queda do Muro de Berlim e a reunificação da Alemanha, todos os "Nationalitätenrestaurant" foram fechados. Felizmente o Cafe Moskau foi listado como patrimônio cultural em 1989 e a sua preservação foi garantida. Em 1994 o lugar deixou de funcionar como restaurante. Em 2000 o prédio voltou a ser utilizado para eventos específicos da virada do milênio. Em 2007 passou por renovação e restauração que trouxeram de volta a identidade arquitetônica dos anos 1960. Atualmente é uma casa de eventos.

Para mim, honestamente, tanto faz se é restaurante, café, casa de eventos, ainda que funcionasse ali um mega puteiro, tudo bem! Desde que preservem esse mosaico impecável como está.

Até a próxima!

*Os outros seis "Nationalitätenrestaurant" chamavam-se Budapest (Budapeste), Warschau (Varsóvia), Bukarest (Bucareste), Sofia (Sófia), Praha (Praga) e Morava (Morávia). Todos ficavam em Berlim.

Fontes:
https://de.wikipedia.org/wiki/Caf%C3%A9_Moskau
http://www.cafemoskau.com/history/
https://de.wikipedia.org/wiki/Bert_Heller

Um comentário:

  1. Adriana Piacezzi... surpreendo-me sempre com sua maneira de descrever um cenário realizado em mosaico. Um deleite. A descrição rica em detalhes junto ao seu "feeling", enriquece qualquer texto. Beijos!! E até a próxima!!

    ResponderExcluir

Olá! Tenho muito interesse em saber a sua opinião sobre esta postagem. Obrigada pela sua visita!