Olá!

Aqui você encontra vários tipos de textos. São reflexões, introspecções, filosofadas e relatos, tudo sob a luz do mosaico. Desejo inspirar você com a mesma arte que me inspira.

Se quiser conhecer os mosaicos que faço, visite minha fanpage "Lucano Mosaico" no Facebook, onde há fotos de tudo o que já foi feito por mim. :-)

Se deseja adquirir um mosaico, visite minha Loja Online no site Etsy (clique AQUI).

Para entrar em contato comigo basta deixar um comentário aqui no Blog. Você também pode entre em contato pelo e-mail: avertamatti@yahoo.com ou interagir no Facebook.

A estação de metrô de Tierpark.

Era uma tarde de sol depois de um dia cinzento e "garoento". Eu precisava ficar ao ar livre e tentar assimilar um pouco de vitamina D. Achei que a melhor pedida seria um parque. Na mesma linha de metro que passa no bairro, a U5, havia visto o nome Tierpark de uma das estações. Tier eu não sei o que é, mas park certamente deve ser parque, então fui até lá. Apesar do ar meio down da plataforma, achei poética a pintura Bauer nas letras que formam o nome da estação. Bom, se tem florzinha pintada nas letras deve mesmo ter um parque aqui ao lado. Ao subir as escadas rumo à saída me deparo com isto:

Painel em mosaico de Dagmar Glaser-Lauermann, de 1973.
É nesse momento que o tempo congela, o céu se abre, uma luz desce e os anjos tocam suas trombetas.

PQP!!! Pensei...é, talvez eu deva ter falado porque sinceramente não esperava por isso. Só acreditei que era mosaico mesmo quando coloquei a mão. Mas que delícia!!!! Fazia, sei lá, um mês àquela altura que eu estava longe do mosaico, de qualquer tipo, e poder senti-lo novamente me deu a sensação de "tudo vai ficar bem".

Eu que sempre havia sido muito relutante em ter um celular do tipo smartphone abençoei até a terceira geração de seu inventor. Comecei a fotografar:

Na extremidade esquerda a representação dos animais marinhos.

No centro o sol, fonte de vida.
Do lado direito a representação dos animais da terra e do ar.

Lá no alto a assinatura da artista.
Fui procurar saber quem é Dagmar Glaser-Lauermann. Não consegui achar muita coisa. Ela nasceu em 1927 em Sluknow, na República Tcheca. Sua formação é em artes aplicadas e designer de vidros. Iniciou seus estudos em Praga e deu continuidade em Berlim, para onde se mudou após a guerra. A partir de 1954 passou a trabalhar como artista freelancer junto com seu marido, também artista. Com sua ajuda ou sozinha, criou diversos vitrais, pinturas, pinturas em murais e painéis de mosaico, que podem ser encontrados em Berlim e arredores.

Esta estação de metrô fica na parte oriental de Berlim, que viveu sob o regime socialista. Não é o caso deste mural, mas já vi outras obras onde a influência do socialismo é nítida. Então me pus a pensar em como o meio influencia a arte, conferindo-lhe características tão marcantes que um especialista pode dizer de que época é uma obra apenas olhando para ela.

Mas fiquei mais tempo mesmo pensando no caminho contrário. Como a arte influencia o meio. Naquela estação tão cinza, a visão do mosaico foi gratificante, revigorante (a propósito, agora sei que tier significa animal e que Tierpark é uma espécie de zoológico, só que sem jaulas ou grades) que lembrei de um projeto muito importante que está em andamento em São Paulo. Já ouviram falar do SP Maps Project? É o projeto de um mural, idealizado pelo grupo Mosaico Paulista . O mural será formado por váááááários mapas de São Paulo feitos de mosaico por artistas do Brasil todo e de alguns outros países. Na comunidade do mosaico não é raro este tipo de projeto: artistas do mundo todo doam seu trabalho para a confecção de um mural que certamente fará a diferença no lugar onde for instalado. É evidente que, além da beleza por si só, o objetivo também é chamar a atenção para a arte do mosaico, um tanto ignorada em solo tupiniquim. Aí pensei com meus botões: imagina você saindo ou entrando apressado numa estação de metrô em São Paulo e se deparar com um mural belíssimo, criativo e cheio de vida! Só um acéfalo ficaria indiferente. A arte tem um poder de preencher aqueles vazios que temos na alma e isso faz bem para nós, isto é capaz de nos tornar pessoas melhores.

Enquanto vou sonhando em ver painéis de mosaico nos metrôs do Brasil, vá no link e sinta o gosto de como ficará o mural do SP Maps Project:

PRÉVIA DO MURAL SP MAPS PROJECT

Fontes sobre Dagmar Glaser-Lauermann:
-www.kunstbuchreihe-26.de
-www.yasni.info

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Tenho muito interesse em saber a sua opinião sobre esta postagem. Obrigada pela sua visita!