Olá!

Aqui você encontra vários tipos de textos com reflexões, introspecções, filosofadas e relatos, tudo sob a luz do mosaico. Desejo inspirar você com a mesma arte que me inspira.

O "Peace Wall" de Berlim.

Se tem uma coisa que deixa meu dia feliz é topar com um mosaico, assim sem mais nem menos. Acho que já devo ter dito isso aqui, mas é um fato. Berlim tem muitas surpresas escondidas, que de escondidas não tem nada, mas não é todo mundo que vê.

O mural da vez se apresentou na volta do passeio pelo bairro histórico Mitte. Decidimos não fazer o mesmo caminho da ida e...tcha-nam! Lá estava ele. De longe achei que fosse uma pintura. Alguns passos mais adiante já tinha um sorriso nos lábios. Um delicadíssimo mural de mosaico na rua Grosse Hamburger.
(Clique na imagem para vê-la em tamanho maior)
Você há de convir que parece mesmo uma pintura. Mais de perto, vários detalhes foram se revelando. Flores, libélulas, sapo, tudo ao alcance do toque. Muitas vezes, para mim, ver não é suficiente. Eu preciso tocar! E isso não oferece perigo nenhum para um painel de mosaico. Eles são feitos para durar para sempre.



Este trabalho tem assinatura. Que bom! É de autoria do uma organização sem fins lucrativos chamada CITYarts. Fazendo a lição de casa tive uma surpresa tão agradável quanto encontrar o painel. Este mural de Berlim, que foi feito em 2013, faz parte de um projeto global chamado Peace Walls. Outros murais já foram feitos pelo mundo - New York (Estados Unidos), Karachi (Paquistão), Tel-Aviv Jaffa (Israel), London (Inglaterra) - e, acreditem, o próximo lugar a receber o projeto é São Paulo. Alô, Mosaico Paulista?! Este projeto acontece com a colaboração voluntária de artistas profissionais. Quem sabe...

A rua onde está este painel é conhecida como "Rua da Tolerância" pois ali são "vizinhos" um antigo cemitério judeu, uma igreja protestante, um hospital católico e uma escola judaica. A simbologia do Peace Wall de Berlim é muito forte. Uma cidade que já foi dividida por um muro, tem neste o significado de conexão e celebração de um futuro de paz.

Os projetos do CITYarts tem como objetivo modificar as comunidades onde os projetos são feitos. Para tanto os jovens do local se unem aos artistas para a criação da arte. Vale a visita ao site da organização - http://cityarts.org/ - que, sem dúvida, tem cumprido à risca sua missão.



Fonte: http://cityarts.org
Fotos: Adriana V. Piacezzi

2 comentários:

  1. Olá, Adriana. Com este posto senti-me, de repente, em Berlim.
    Oxalá a sua estadia continue sendo gratificante.
    Um beijo da Nina

    ResponderExcluir
  2. Adriana, Obrigada pelo seu comentário, querida.
    Beijinhos

    A língua alemã é "de lascar"! Difícil mesmo. Já estudei alemão e sei do que falo, mas, o facto de viver aí facilitará a aprendizagem.

    ResponderExcluir

Olá! Tenho muito interesse em saber a sua opinião sobre esta postagem. Obrigada pela sua visita!