Olá!

Aqui você encontra vários tipos de textos. São reflexões, introspecções, filosofadas e relatos, tudo sob a luz do mosaico. Desejo inspirar você com a mesma arte que me inspira.

Se quiser conhecer os mosaicos que faço, visite minha fanpage "Lucano Mosaico" no Facebook, onde há fotos de tudo o que já foi feito por mim. :-)

Se deseja adquirir um mosaico, visite minha Loja Online no site Etsy (clique AQUI).

Para entrar em contato comigo basta deixar um comentário aqui no Blog. Você também pode entre em contato pelo e-mail: avertamatti@yahoo.com ou interagir no Facebook.

Pega ladrão!

    Muitas vezes já me perguntaram se não acho ruim fazer uma peça igual à outra. A resposta é não. Cada trabalho tem uma história e o processo de confecção do mosaico é que dá o grande barato. Não é raro, especialmente com as placas de número residencial, um cliente pedir uma igual, extamente igual a um modelo feito. "O senhor pode mudar as cores, acrescentar algum detalhe. Pode mudar a fonte também". "Não, não! Quero igual mesmo, se for possível". Claro que sim! Reservo meus experimentos e devaneios para peças que ainda não tem dono.
    Mas, e sempre há um "mas", tive que fazer uma cópia fiel com um gosto bem amargo na boca. A última peça que despachei antes das férias, uma placa para um consultório, foi roubada num assalto ao caminhão do Correios no Rio de Janeiro. É violência à distância. Senti-me reduzida a nada. Lembro de toda a troca de informação com a cliente até chegarmos nas cores mais adequadas, na relação com o logo que já existe, na hamonização com o lugar onde seria fixada e outros pequenos detalhes tão importantes quanto os grandes para o resultado final. Todo este trabalho foi jogado fora por uma situação sócio-econômica amplamente defeituosa.
    Confesso que ainda não digeri o ocorrido e fico imaginando a placa sendo vendida numa feirinha mequetrefe por R$ 20,00. Sim, os Correios deverão pagar uma indenização além, de devolver o valor da postagem. Já percebi que isso vai dar trabalho. Mas o que pega mesmo não é ter ou não de volta o dinheiro, é o ato de violência que fez com que eu me sentisse refém de um contexto, sem garantias de uma vida digna, de civilidade e isto eu não aceito.
    A nova placa está praticamente pronta, com apenas alguns retoques pendentes. Fiz um exercício mental monstruoso para controlar meus pensamentos durante todo o processo de motagem. Acredito que o que vai na minha mente é tranferido para a peça e levo esta responsabilidade muito a sério. O lado bom é que na outra ponta do prejuízo exite uma pessoa cheia de bom senso, disposta a resolver problemas.
    Ainda sem encontar resposta para algumas perguntas, eu trabalho e me aprimoro, coisa que quem rouba não é capaz de fazer.


2 comentários:

  1. Cara prima, não é de o meu feitio ficar falando de ações judiciais, face ao trabalho por mim desenvolvido, todavia, o caso apresentado requer uma contemplação mais específica em relação ao evento. Pois bem, com relação ao furto ou roubo, ocorrido, tenho a lhe dizer que um cliente meu que utilizava dos serviços do correio para entregar suas mercadorias teve que, em caso idêntico, acionar os Correios, a ação rolou e em primeira instancia teve devolvido o valor da mercadoria e os Correios foram condenados a pagar 10 vezes o valor da mesma a título de danos morais, sendo a sentença confirmada em segunda instancia, então, acredito que você terá que fazer o mesmo para receber, alertando que o processo inteiro deve demorar aproximadamente um ano uma vez que os Correios recorrem. Com relação à confecção de peças idênticas, devo dizer que em minhas inserções neste mesmo trabalho por você desenvolvido nunca tive a oportunidade de fazer qualquer peça idêntica, mas confesso que se ocorresse ficaria entediado, mas em uma coisa lhe assiste razão, com a realização dos trabalhos, mais e mais você ficará aprimorada nesta arte. Parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Adriana, querida, é mau mesmo, muito decepcionante e, acima de tudo, frustrante, se sentir à mercê da insegurança. Acho que é quase uma violação, algo muito duro de superar.
    Claro que tu és forte e descobrirás , no teu íntimo, o processo de defesa contra essa violência. Se te apazigua, amiga, deixa que te assegura que esse é um problema transversal e não específico do teu país.

    Gostou das minhas unhas?
    Apetece-me, às vezes, transgredir, nem que seja apenas em detalhes.
    É o que dá ser dona do seu nariz e de, graças a Deus, uma cabeça aberta.
    1 000 beijos, flor!

    ResponderExcluir

Olá! Tenho muito interesse em saber a sua opinião sobre esta postagem. Obrigada pela sua visita!