Olá!

Aqui você encontra vários tipos de textos com reflexões, introspecções, filosofadas e relatos, tudo sob a luz do mosaico. Desejo inspirar você com a mesma arte que me inspira.

A mistura que dá vida.

    Todos nascemos neste mesmo mundo. Ainda que umas cabeças habitem outros planetas nossos pés estão fincados na Terra. Todos, ou quase todos, damos os primeiros passos mais ou menos na mesma época, mas andamos de forma muito diferente uns dos outros. Cada qual tem seu passo, seu ritmo, seu tempo. Cada qual tempera seu caminho com as cores e as formas que mais lhe agradam. Dessas temperâncias tão pessoais saem misturas únicas e admiráveis.
    Diante de um mesmo fato, variadas são as decisões. Uns param e depois seguem, uns caem, uns seguem em frente olhando para trás, outros seguem em frente olhando para frente, outros nem lembram o que fez atrasar a caminhada. Quais são os ingredientes que resultam na determinação de seguir sem se importar se é difícil ou fácil, bonito ou feio? Não sei e queria muito descobrir. Queria muito sentir a todo momento esta certeza de que a vida sempre vence, de que realmente nada mais importa enquanto estivermos ao lado dos nossos amados. Acho lindo isso. Verdadeiro. Admiro quem consegue. Admiro a clareza e a certeza, a determinação inconteste.
    Quem sabe o segredo desta mistura não se dá por vencido. Nunca. Leva golpes fortíssimos, reflete com calma e retoma a luta. "Enverga, mas não quebra". Quem tem esta mistura emana energia, energia de vida, e ainda que seja bem altivo sabe ser muito humilde sempre que for preciso. Acata orientações, recomendações, faz sacrifícios e privações com um sorriso no rosto e um olhar que diz "deixa comigo". Quem tem energia de vida tem a paciência para esperar a evolução de tudo aquilo que não pode controlar e aproveita todas as oportunidades para aprender e para melhorar, ainda que seja "só" a cabeça. Quem tem energia de vida sabe muito bem quais são os seus valores e não perde tempo com o que não esteja de acordo com isso. Também não perde tempo com assuntos periféricos, detalhes alegóricos. Não se preocupa nem um milímetro com o que os outros vão pensar pois nada disso importa mais do que a sua felicidade que, aliás, sabe muito bem onde está.
    Quem tem energia de vida não sofre de arrependimentos pois não deixa de fazer o que acha que é certo. Se errar, aprende com erro e tenta quantas vezes precisar até conseguir. Quem tem energia de vida sabe a hora de calar e a hora de falar. Sabe falar as verdades duras de forma macia, sempre que for preciso. Quem tem energia de vida sabe que o amor é o que faz a vida e escolhe este lado para ficar. Não se importa com os obstáculos pois sabe que aquilo que não mata, fortalece.


*Texto dedicado para D. Júlia que arrasa na atitude.*

3 comentários:

  1. É isso aí. Força, Juju! E que o exemplo dela continue nos dando força!

    ResponderExcluir
  2. Adriana, outro belíssimo texto para refletir.
    O importante é, realmente, o aqui e agora, acompanhados de uma forte consciencialização. Acho que essas palavrinhas são a chave da felicidade.
    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Dri,
    Fazia tanto tempo que nao passava por aqui... perdi um montao de coisas, agora estou correndo atrás do prejuízo. Seus textos continuam lindos, os mosaicos também. Aprendi agora pouco que elogio nao paga a conta (muito bom esse também!), mas mando este pra vc mesmo assim. Saudades! Beijos, Andrea

    ResponderExcluir

Olá! Tenho muito interesse em saber a sua opinião sobre esta postagem. Obrigada pela sua visita!