Olá!

Aqui você encontra vários tipos de textos com reflexões, introspecções, filosofadas e relatos, tudo sob a luz do mosaico. Desejo inspirar você com a mesma arte que me inspira.

Amor maior.

    O dia ontem foi marcado por muito afeto para a maioria das pessoas. Mesmo que para alguns, junto ao carinho, venha também muita saudade, creio que exista um denominador comum: o sentimento de que somos muito sortudos. Nascemos de uma escolha corajosa de pessoas que têm amor sobrando.
    Cada um à sua maneira, podemos experimentar uma experiência única que é a de ser filho. Trata-se de um privilégio milimetricamente calculado pela natureza. Surgimos neste mundo dependentes, bagunceiros e barulhentos e somos acalantados. Depois vamos ficando mau humorados, ingratos, temperamentais e ainda assim mais e mais nos é dado. Que coisa sublime esta invenção do amor incondicional! Por mais que sejamos falhos sempre há disposição em nos entender e em nos perdoar. Diga se não é uma coisa de outro mundo ter alguém que te apoie e que torça por você independente das suas escolhas? Não, é deste mundo mesmo, o que torna tudo ainda mais especial.
    Ser filho é ter a chance de aprender lições muito valiosas por meio do amor e não do sofrimento. Aquele dito plano da natureza, lá pelas tantas, nos faz amadurecer para que possamos entender, ainda que teoricamente, a dimensão de um amor transcedental. Passamos, então, a cuidar melhor deste vínculo único. Isto envolve algo muito importante chamado gratidão, que seria aqui uma mistura de muito amor e felicidade ao perceber que se podemos desfrutar da vida que desejamos é porque alguém trilhou um caminho antes de nós.
    Como retribuir tudo isso? Bem, nada material contempla algo desta magnitude. Acredito que a melhor forma de agradecimento é ser feliz, pois toda aquela dedicação tem neste fato a sua meta. Nós filhos podemos agradecer sendo pessoas realizadas e alegres, capazes de compartilhar o amor que recebemos. Podemos buscar nossa evolução individual de maneira contínua e, desta forma, ajudar a melhorar nosso meio de convívio. Esta é a verdadeira continuidade das gerações. Muito mais do que multiplicar o código genético é construir efetivamente sociedades melhores e perceber que isto é possível graças à escolha, à dedicação e ao amor de alguém que um dia decidiu se tornar pai.


Um comentário:

  1. Acredito que ser feliz é parte da gratidão, pois com o passar dos anos aqueles que eram fortes e que lutavam por você já não são tão fortes e já não lutam tanto. Desta forma, a inversão de papeis é de praxe, agora e mais a cada dia o que dependia se torna autônomo e o que era independente se torna subordinado pelas limitações do corpo físico. Mas o que fazer neste caso? Oras, à medida que a inversão se completa, o amor incondicional também tem que começar a agir e assim, agora é a nossa vez de entender, de ajudar, de sucumbir as dificuldades experimentadas, estando cientes de que a nossa hora, de nos tornar dependentes novamente, também chegará e ai esta o ciclo da vida, uns iniciando a sua caminhada, afoitos, arrojados, aventureiros, outros na meia idade entendendo uma série de coisas que antes não fazia o menor sentido e outros ainda no final, possuidores de uma bagagem universal de conhecimentos e sem muita paciência e condições físicas para desfrutar de tudo isto. Essa é a vida. Se este é o caminho que temos que trilhar e se é uma forma inteligente de caminhar eu não sei, afinal, não fui eu quem determinou que tudo ocorresse nesta ordem. Todavia, não temos como mudar a ordem, só nos resta viver a vida da forma como ela nos presta e mais tarde, quando nos tornarmos energia novamente espero que tenhamos, pelo menos, a visão mais ampliada, passando a ver o todo em vez do pequeno espaço que observamos hoje.

    ResponderExcluir

Olá! Tenho muito interesse em saber a sua opinião sobre esta postagem. Obrigada pela sua visita!