Olá!

Aqui você encontra vários tipos de textos com reflexões, introspecções, filosofadas e relatos, tudo sob a luz do mosaico. Desejo inspirar você com a mesma arte que me inspira.

Talento para cultivar amizades.

    Uma amiga querida encomendou um porta retrato para presentear. Tudo bem, vamos lá! Sempre peço algumas informações como cores, preferência por materiais, coisas deste tipo. O que consegui num primeiro momento foi a preferência disparada pelo azul, seguido do lilás e um detalhe de borboleta. O resto seria por minha conta. Sempre dá um frio na barriga quando ouço a frase "faz o que você achar melhor", afinal ninguém tem a obrigação de gostar da minha loucura. Então, tentando não incomodar, fiz mais uma perguntinha: como é a pessoa? Nada de perfil psicológico, não! Apenas uma palavra basta, a primeira coisa que vier à mente quando pensar nela. Eu esperava algum adjetivo qualquer, o que já ajudaria bastante. Mas o que chegou em minhas mão foi um relato de quem compartilha da vida do outro desde sempre (desde a primeira série!). Achei aquilo muito lindo. Trata-se de uma amizade muito longa e que não esmoreceu pois o aniversário contará com um encontro e um presente (imagino que terá também muitos sorrisos e um abração, daqueles que duram, que embalam).
    Para mim amigo é sinônimo de família e me parece poesia pura quando esta relação transpassa as fases da vida. Isto é complicado pois mudamos muito nas primeiras décadas de vida. Estamos em formação neste período. Pode ser que o resultado "final" (na verdade nunca estamos totalmente formados, mas...) não agrade uma ou outra parte e ocorra o distanciamento, a desconexão. Há que ter admiração e respeito, companheirismo e cumplicidade. Existam outros motivos que nem sei para algumas amizades durarem tanto. Talvez não seja ao acaso e exista de fato uma razão para aquela pessoa estar presente em nossa vida por tanto tempo. Não sei a explicação, mas aparentemente algumas pessoas possuem este dom, ou aptidão, ou talento, mais do que outras
    No final estava eu enfiada na amizade dos outros, curtindo o azul, o lilás e a borboleta, conjugando tudo às outras informações preciosas. Senti uma responsabilidade imensa nas mãos, mas tive que jogar tudo para o universo pois precisava delas para trabalhar. O resultado final está aí e levarei logo mais para a "presenteante". Sei que gosto é como bunda (cada um tem a sua) e pode ser que não agrade, mas eu gostei. Os detalhes ali presentes tem um significado. Acredito que tudo que me foi passado deixou a experiência  muito mais rica e me senti muito especial em poder contribuir com uma parte desta história que continua a ser escrita por duas mulheres que juntas, desde que eram meninas, vem descobrindo o mundo.


3 comentários:

  1. No meu modo de ver, tenho outra abordagem para entendimento daquela frase “faça o que entender melhor”, acredito que quando isto ocorre há uma transferência de resolução de um problema para a pessoa que irá, supostamente, resolver o problema, ou seja, a pessoa que transfere, em minha opinião, não quer, não pode ou não tem competência, por qualquer motivo que seja, para indicar uma resolução satisfatória, assim, recorre a outra e transfere a resolução acreditando que o terceiro fará o serviço de uma melhor forma. É verdade que a maioria de nós, vez por outra, se depara com esta frase, contudo, acredito que nestas horas e intuição é a melhor arma, pois tentar fazer o melhor já é por si só uma resolução satisfatória e a partir do momento em que a pessoa jogou na sua mão a forma de resolução ela anuiu com tudo aquilo que você fez. De qualquer forma, no caso em tela, acho que a pessoa foi feliz. Parabéns pelo trabalho.
    Anselmo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo que a intuição realmente é o caminho. Quanto mais racionaliza, pior fica.
      Obrigada!!!

      Excluir
  2. Adri suas artes cada vez mais belas, bjs
    Boa semana !!! No comentario anterior pisei na bola escrevendo seu nome como Lu, rsrs
    Sorry !!

    ResponderExcluir

Olá! Tenho muito interesse em saber a sua opinião sobre esta postagem. Obrigada pela sua visita!