Olá!

Aqui você encontra vários tipos de textos com reflexões, introspecções, filosofadas e relatos, tudo sob a luz do mosaico. Desejo inspirar você com a mesma arte que me inspira.

Privilégio de alguns.

    Céu azul e sol no volume máximo. O contraste entre a suave nebulosidade alta e as nuvens baixas criava a sensação de que o pé direito da atmosfera era muito maior. Esta foi a moldura para um dia de reencontros. Uma reunião de consideração, admiração, afeto e merecimento. Absolutamente todos estavam presentes. Todos. Nem sequer um agregado faltou e nos reunimos em celebração ao aniversário da integrante mais antiga do clã. A comemoração foi muito além da sua trajetória, alcançar uma marca de anos vividos que ultrapassa a média da expectativa de vida dos habitantes deste país. Comemoramos o agradecimento. Devemos muito da configuração atual de nossas vidas àqueles que nos precederam. E é incrível o que acontece quando um grupo de pessoas se reúne com um objetivo em comum: tudo flui, tudo dá certo e o melhor de cada um vem incrivelmente à tona.
    Sem dúvida que o foco era a aniversariante octagenária, mas, perdão pelo "trocadalho", todos fomos presenteados ao experimentar a felicidade dos que amamos. Poucas sensações nesta vida são tão verdadeiras e fortes. Pouca coisa pode se equiparar a isto. Irmãos novamente juntos relembrando e renovando. Cunhados, primos, tios, sobrinhos, netos, sobrinhos-netos, filhos. Em um momento, diversidade total, em outros, traços de semelhança incontestes.
    A frase feita que diz que ao conhecer nosso passado entendemos melhor o presente é totalmente verdade. Por exemplo, pela primeira vez vi fotos de um avô que não cheguei a conhecer. Em uma delas ele segurava um gatinho no colo! Foi daí para mais.
    São momentos assim que nos lembram com muita clareza o que estamos fazendo aqui. Isto é muito necessário pois nos perdemos com facilidade em coisas menores, piores e descartáveis. É preciso prestar muita atenção nestas oportunidades porque elas são únicas e não temos a menor idéia se voltarão a acontecer. Por enquanto está tudo muito bem desta maneira, mesmo com a incerteza.
    Vida longa a todos nós! Envelhecer é um privilégio. Que a energia densa e palpável que foi gerada por este grupo continue em cada um de nós e que se multiplique.
    Dias com céu esplendoroso não nascem por acaso.



    Especial para a Tia Cida, mulher de muita fé que tem a certeza de que jamais estará sozinha.

    Um agradecimento gigantesco ao Anselmo por toda a trabalheira em organizar tudo e intimar a todos. Foste a personificação de uma frase que ouvi de um professor: "viver bem dá trabalho e não temos problema nenhum com isso". Arrasou!

4 comentários:

  1. Excelente post para uma excelente homenagem. Fiquei quieto (até demais) no meu canto mas isso só serviu para observar em detalhes como a celebração foi condizente com o momento. Não é qualquer um que chega aos 8.0, nem quem consiga realizar uma festa e-xa-ta-men-te como a aniversariante queria.

    ResponderExcluir
  2. Mais uma vez os meus agradecimentos, pois o mérito é de quem, de alguma forma, contribuiu para que a festa se realizasse. Mesmo quem contribuiu só com a presença, contribuiu de uma forma inestimável para que a engrenagem não deixasse de se movimentar. Assim, qualquer trabalho realizado não tem lugar certo se todas as engrenagens das peças não se movimentarem no sentido correto. Todos contribuíram, todos fizeram a diferença, todos se movimentaram para que tudo aquilo ocorresse e é por isto que foi bom do jeito que foi. Grato pelo empenho de todos.

    ResponderExcluir
  3. Que privilégio o teu, fazer parte de tal clã, coisa rara e preciosa, em que 3 são de mais e descartamos facilmente afetos.
    Muito comovente.
    E é claro que explica e desmonta o presente, explicando e desmontando a pessoa linda que és.
    Um grande beijo da Nina

    ResponderExcluir
  4. Verdade, querida?
    Sabe, então, que não exagero.
    Beijo da Nina

    ResponderExcluir

Olá! Tenho muito interesse em saber a sua opinião sobre esta postagem. Obrigada pela sua visita!